terça-feira, 24 de março de 2009

VELHA NOVIDADE


Outro dia conversando com uma amiga que adora rock nacional da década de 80, curioso perguntei se ela não ouvia, nem gostava de outras coisas; ela disse que só gosta disso mesmo.
Eu insisti, quis saber o motivo, já que ouvir a mesma coisa por quase duas décadas era terrível! Ela disse assim:


AH! ESSAS MÚSICAS MARCARAM A MELHOR ÉPOCA DA MINHA VIDA!

Truco! Pensei comigo, lembrei de várias pessoas presas ás canções de uma determinada época da vida.
E de outras presas a canções que nem de sua época foi, como o caso de um amigo que gosta das canções da época da ditadura militar, fica se martirizando por não ter vivido aquilo, outro que só ouve bossa nova...

Bicho grilo que ouve só MPB setentista, sem falar naqueles chatos que vão pro buteco pedir "chão de Giz, Leãozinho, Noite do Prazer.."
Ah, e roqueiros com suas roupas de couro, caricaturados, parecem ter saído de um filme americano antigão. Sim, os mesmos que diz que o rock é a música da liberdade, da juventude, esses setentistas só que ouvem led zeppellin, judas priest, ac/dc, e ignoram décadas de acontecimento.

O Durval discos (o filme) lembra bem o que estou falando.

Belchior que disse " É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem" em outra disse: "O que há algum tempo era jovem e novo hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer".
Ele próprio é um artista mumificado, que parou no tempo e perdeu o bonde! Ah, aí voce vai dizer; Ah, mas ele foi foda, fez lindas canções!"
Concordo! Mas ele não seguiu sua própria filosofia.

O Passado é belo porque o que fica é apenas a lembrança boa, uma circunstância, uma foto amarelada, e essas pessoas tão presas a ele não vivem o presente, não deixam nascer, tem um certo pavor do futuro. É comum encontrar pessoas que dariam tudo pra voltar no tempo, numa determinada época em que elas supõem terem sido mais feliz.

Com isso não permite que outros momentos bons aconteçam com outra trilha sonora, mas daqui a pouco vão ter nostalgia do hoje e vão dizer a mesma coisa; Nossa! Como a gente era feliz em 2009!

Vão vivendo sempre com uma década de atrazo, querendo estar em algum lugar do passado.
É preciso refletir sobre isso, esquecer velhas fórmulas e estar atento pro novo,

porque ele é novo de novo. E as velhas canções serão eternas e vão conviver pacificamente com o presente.

2 comentários:

  1. gostei do escrito!

    quero assistir esse durval ainda...

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é da hora! Não só pela trilha. Começa comédia. Brinca com anacronismos. Povo cabeludo viciado em vinil. Depois enlouquece! É um choque! Vira um filme insano. E essa de se prender às músicas do casamento que acabou e da faculdade que privatizou... se começar a ouvir música nova, vicia também!

    ResponderExcluir