quinta-feira, 3 de setembro de 2009

UM QUE TINHA


Meu povo, aconteceu! Eu temia que isso ia acabar acontecendo.
o blog mais completo de musica popular brasileira foi pro espaço por conta daquela gravadora de luxo chamada "biscoito fino" que tem no seu cast os artistas mais representativos da MPB atualmente, entre eles; Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Maria Bethânia, Mônica Salmaso, Tom Zé e outros tão bons porém menos conhecidos como Chico Saraiva, Chico Pinheiro, Renato Braz, Grupo Pau Brasil, Tira Poeira.

Concordo que o produto é realmente bom, um souvenir pros dias atuais, mas a distribuição é capenga e muito dos novos e antigos artistas da sua lavra não tem vendas expressivas, massificadoras como os que estão nas Majors. Não justifica nos dias atuais fechar um blog achando que está atrapalando as vendas, pelo contrário, muito dos artistas ali só foram ouvidos por conta do blog. Afinal quem é que vai desembolsar 40 reais pra ouvir um artista que não tem nenhuma musica conhecida, que nunca se ouviu falar, o blog se torna uma grande vitrine, plorifera o nome, troca de mp3 indiscriminada faz com que se conheça e vá aos shows que é o que interessa ao artista.

Um que tenha tinha um acervo que servia pra introduzir o ouvinte a um leque jamais armazenado em blogs que pipocam por aqui. Incluindo meus amigos do Vida Seca e do Triero que tinham seu discos lá postados.

Vai fazer falta, mas por outro lado; outros blogs vão continuar cedendo discos legais (que pra BF é ilegal) e a caravana continua.
E não vai ser por isso que vou desembolsar horrores por um simples CD, adoro musica, já torrei salarios inteiros em lojas de disco, gosto do formato CD, mas com esse preço abusivo foi se tornando impraticavel.
Esse povo quer ter o controle daquilo que já se perdeu e agora querem pegar os blogs como boi de piranha.
A Biscoito Fino nunca foi tão indigesta!

2 comentários:

  1. Uma grande perda para quem pesquisa e gosta de ouvir música brasileira. Realmente, não imagino que o Um que Tenha estivesse diminuindo drasticamente as vendas da Biscoito Fino. Ou talvez até estivesse, afinal, como bem disse o Kleuber, fica dificil pagar os preços que o selo cobra, um dos mais caros do mercado. Quem perde é o artista, que terá seu público diminuido, principalmente o público mais jovem. Mas, sinceramente, me parece que esses artistas que você cita em seu texto não estão nem um pouco preocupados com isso, pois possuem um público que tem poder aquisitivo pra pagar o alto preço de seus cds.
    Eu da minha parte fica ainda mais triste, pois me sentia muito feliz de o cd da minha banda, Vida Seca, fazer parte do acervo do Um que tenha. Saudades...

    ResponderExcluir