quinta-feira, 14 de março de 2013

ERA JOVEM E NOVO, HOJE É ANTIGO

Estava eu num ônibus coletivo voltando pra casa quando do meu lado sentaram dois estudantes.
Um rapaz e uma mocinha. Em meio a uniformes, livros, celulares e fones de ouvido eles conversavam coisas do curso quando o rapaz muda de assunto e pergunta;

O que você está ouvindo? 
 Ah, não é do seu tempo.
Vixi, deve ser pré-histórico!
 É do tempo dos seus pais. 
O que é? 
ela cantarola um trecho da canção; 
"Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones". 
Ele perplexo: 
Credo! De onde voce tirou isso?
É Engenheiros do Hawaíí, eu ainda quero ir a um show deles. 
Nossa, eles ainda estão vivos? 
Sim, beeem velhinhos, rsrsrs.

Eu no banco do lado pensando;
Pô, o tempo passou e eu nem ví? Eu fui no show de lançamento desse disco (ainda em vinil) nos anos de 1990. Essa canção já era uma regravação, (uma versão) uma roupagem nova pro velho sucesso dos Incríveis.
A idade dos pais... me senti um tobogã dizendo; "como os ânus passam depressa!"
Nem fui tão fã dos Engenheiros, trago comigo pouquíssima nostalgia. Enterrei os anos 1980 quando o Renato Russo morreu e acho que foi um triste desfecho pra toda uma geração em que meus grandes heróis eram Cazuza e Arnaldo Antunes.
Me senti da idade de Matuzalém, testemunha ocular da história, mas isso aconteceu há pouco tempo. Pouco? Qual a medida? O que perece e o que permanece? Quando é que a ferrugem começa a roer?
É preciso estar atento e forte! Pra mim coisa antiga é datada de antes da Bossa Nova, pois a partir daí o moderno é uma constante, a voz do morro do Opiniao, o tropicalismo, o movimento black, até a geração rock Brasil explodir pro dia nascer feliz e ser enterrada nos tambores de maracatu do movimento mangue bit. A geração Los Hemanos... Eu tava lá!
E onde eu não estive, eu ouvi, ví vídeos, lí, me interei do que era e qual era a importância disso. Talvez eu dê importância demais pras coisas e o tempo agora emprenha e se reproduz na velocidade da luz. Um tiozinho recém chegado na nova era. Já era! Ela não é mais aquela.
Antes de eu descer ouvi o rapaz tecendo o seguinte comentário;

Bicha pobre é burra mesmo! Meu amigo vendeu uma CG TITAN pra ir ao Show da Lady Gaga em São Paulo. Só o ingresso custou 300 reais, mais hotel, passagens, comida ele torrou toda a grana. Eu morri de inveja, aaaaaaamo Lady Gaga, daria o c*** pra estar lá, mas só de saber que agora ela tá andando a pé, já me sinto beeeem melhor, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Descendooooooooooooo!!!!


Um comentário:

  1. tirar proveito das coisas boas dentro das coisas ruins, andar de busão é bão Sebastião

    ResponderExcluir