segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mascate - O Vendedor de Sonhos


Projeto Mascate - A Vida em Versos e Acordes, ja passou por Itaberaí e pela Cidade de Goiás.
Uma iniciativa do meu parceiro Diego de Moraes que teve o aval da FUNARTE pra levar música, poesia, histórias e contos por onde passa.
Na equipe além do dieguito tem Kleuber Garcez, Camila Leite, Natalia Gomes e Thiago Oliveira.
 A maratona começa semanas antes de chegar as cidades, atrás de apoio e divulgação.
É aí que a gente percebe como as coisas funcionam muito melhor na iniciativa individual das pessoas, como Creuza Arrais, José Angelo, Angelo Machado, Marcelo Fecundo de Itaberaí, Kaio, Carlos Brandão e Iohannah de Goiânia, Paulo Brito da Cidade de Goiás + pó de ser, Fernando Simplista, Juraíldes da Cruz, Bruno Moraes, Renata Caetano, Candeeiro. A união faz a força e as pessoas vão chegando, agregando e fazendo a bolsa de circulação literária circular, literalmente!
De repente temos uma cena de cinema, uma fotografia poética á beira do rio vermelho, ou na praça da igrejinha de Itaberaí.
Ver as pessoas com brilho nos olhos, procurando a palavra exata, a síntese, a paixão pela qual despertamos e somos despertados sobre a poesia, um sarau que sempre começa tímido e no final teima em não acabar.
Durante as palestras se percebe a vontade de entender a palavra cantada, que é ilustrada com discos de vinil, canções de épocas diferentes, sempre costurando as revoluções estéticas com a  própria história do Brasil.
Jovens de 11 a 70 anos ali, sem arredar o pé, ouvindo, perguntando, indagando, anotando tudo. 
Paixão é a palavra para definir tanto a equipe quanto as pessoas que vão chegando, sendo instigadas a escrever suas poesias, suas canções, suas histórias de vida e seus sonhos. 
Ainda falta Teresina no Piauí, terra de Torquato Neto onde faremos jus ao tema Tropicália.
É um prazer fazer parte dessa história, já deu frutos além dos amigos que fizemos por essa trilha do mascate, vai virar livro de poesias, mas daria um romance belíssimo.  

Um comentário:

  1. Amei o Post Parabens!!
    Se precisarem conte com nosso Site
    Abraços!
    Luciano Max

    ResponderExcluir