domingo, 24 de outubro de 2010

GOIÂNIA, A CIDADE DOS BICHOS URBANOS

Ela faz hoje 77 anos, é uma menina!
Foi aqui que eu nasci e até hoje tento entender sua arquitetura Art Deco coberta de fachadas e letreiros de péssimo gosto, de entender essa gente que vem e não volta mais pra sua terra de origem, o que essa menina tem de tão especial?
É uma menina bonita, uma putinha barata e sedutora que enlouquece de paixão, exige muito e pouco dá em troca, é uma droga. 
 É uma santa do pau oco, dizem que o desenho original de Goiânia remete ao manto de nossa senhora, pra mim é uma saia rodada.
Morar em Goiânia é conviver com aquilo que você tem aversão (ou não), é ter da pecuária ao Vaca Amarela, do Bruno e Marrone ao Black Drawing Chalks, da MPB goiana instituida à resistência a tradição, das buscas por identidade cultural e da perda total disso, é  tentar entender essa cultura em trânsito (e o trânsito caótico), em transformação diária, um curral cosmopolito, como tá dito na canção "BICHO URBANO" feita por mim e Diego de Moraes e que hoje ele publicou no DM em homenagem a cidade.
Como entender estar no centro do país e isso é estar no interior do interior dele?
Goiânia não é pra entender, nem pra explicar, é pra conviver com a diversiidade, respeitar as diferenças, é pra aprender a amar isso tudo, é pra se viver!

Um comentário:

  1. Ela segue o progresso! E isso, fará com que essa fonte inesgotável, jamais seque.
    Belas palavras.

    ResponderExcluir